Canário da Terra

Canário da Terra

SICALIS FLAVEOLA
Origem: Brasil
Créditos da Reportagem ao Clube do Criador - Pássaros


História

Exceto na região Amazônica, ocorre em todo o Brasil. É um dos pássaros mais comuns e conhecidos no país. A caça predatória, bem como a depredação ambiental, já ocasionaram o seu desaparecimento em várias localidades.

Entre os indígenas é conhecido como Guiranheemgatu, que significa pássaro de bom canto. Além de excelentes cantores, são extremamente valentes e combativos, por isso, num ato criminoso, são utilizados em rinhas de Canários.

É também conhecido como Canário-de-briga, Canário-Chapinha,
Cabeça-de-fogo, Canário-da-telha, Canário-de-bulha;
Canário-da-terra-verdadeiro.


Características

Tamanho e peso: 13 cm de comprimento, com 20 g de peso.

Cores tipos ou Variedades: nas partes superiores do corpo apresentam uma plumagem pardo-oliváceas, na parte inferior mostram plumagem amarela com estriações pardacentas. Existe diversificação na plumagem, conforme a região em que habita.

No Pantanal, as fêmeas são levemente mais escuras do que os jovens, tendo penas amareladas no corpo, asa e cauda, além das laterais do corpo fortemente riscadas. Já os machos, são de plumagem onde o amarelo é dominante, com tom esverdeado nas partes superiores. Nessa região há uma série de riscas negras; na cabeça, sobre os olhos, com um forte laranja próximo ao bico, tornando-se amarelo em uma listra superciliar.





No Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, existe a subespécie Pelzelni, com uma coloração, cinza-amarelada, não tão intensa; sendo conhecida popularmente como Canário-da-terra-sulino, Canário-da-telha, Canário-do-Oeste, Canário-do-Mato-Grosso, Canário-da-horta, Canário-da-terra-cinzento, Canário-do-campo.

Além do Sicalis flaveola, outras três espécies, idênticas, de canários do mesmo gênero. Todos os machos, das quatro espécies, possuem plumagem amarelada. As fêmeas e os filhotes juvenis, das quatro espécies, possuem a mesma coloração básica, bege com manchas escuras. O macho do Sicalis flaveola (Canário-da-terra) apresenta uma característica única, a coroa alaranjada. O Sicalis columbiana (Canário-do-campo ou Canário-do-Amazonas) é menor das espécies. O Sicalis citrina (Canário-rasteiro) apresenta uma coloração esverdeada nas partessuperiores. O Sicalis luteola (Canário-tipio) difere por apresentar mais manchas marrons que os demais, até mesmo na cabeça.

Em virtude da sua valentia, da coloração vistosa e do seu canto complexo e persistente, os machos são os mais cobiçados.

Tempo de vida natureza e ou cativeiro: na natureza vive em média 6 anos, em cativeiro atingem 20 anos ou mais; isso, em virtude de receberem uma dieta balanceada, cuidados sanitários e pela ausência de predadores.

Canto: incansável cantor, possui um dos cantos mais apreciados pelos passarinheiros. Apresenta um canto formado por várias sílabas altas, repetidas, com interrupções no meio e retomadas. Sendo, nos estilos carretilha, metralha e estalo. A fêmea também canta, em tom mais baixo.

Comportamento

Vive em bandos; é sociável, ágil, vivaz, saudável, elegante, fogoso, belicoso, valente, com extrema facilidade de manejo em cativeiro. Come de tudo e se adapta com facilidade a qualquer tipo de ambiente.


Confiável e confiante, adora se aproximar das habitações humanas. Na época de reprodução, período em que aflora seu forte extinto territorialista, cada casal estabelece um território, com os machos e fêmeas atacando os demais de sua espécie para afastá-los da área do ninho.

O macho canta seguidamente, declarando o território ocupado.

Confinamento de fácil manejo; come de tudo e se adapta com facilidade a qualquer tipo de ambiente, viveiros ou gaiolas.

No caso de gaiolas, utiliza-se as com 40 cm de comprimento x 40 cm de altura x 25 cm de largura. Macho e fêmea não devem viver juntos, pois, pode ocasionar sérias brigas.

O convívio, por tempo integral, também pode gerar a perda do interesse mútuo e, na época apropriada, os pássaros não acasalam.


Reprodução

Identificação:




Reproduz-se com extrema facilidade; atingem a maturidade sexual aos 10 meses; o período reprodutivo se dá durante a Primavera e Verão.

Gaiolas & Ninhos: em liberdade, faz seu ninho em quaisquer cavidades, em beirados de casas, em ninhos abandonados, em caveiras de gado penduradas em postes ou sobre moirões de cercas. Em cativeiro, usa-se a gaiola de reprodução com 60 cm de comprimento x 40 cm de altura x 30 cm de largura, tendo divisória para separar a fêmea dos filhotes no momento certo.

O ninho é tipo caixa, com 25 cm de comprimento, 15 cm de altura e 15 cm de profundidade. Deixa-se a disposição do casal fibra de sisal, raiz de capim ou crina de cavalo, para que forrem o ninho. Fora da reprodução, a gaiola é a mesma usada para o Canário Belga ou Canário do Reino.

Postura & Nascimento: de 3 a 5 posturas por temporada; de 3 a 6 ovos por postura, com um período de incubação de 13 dias, podendo os filhotes serem separados da mãe dos 30 aos 35 dias de idade.
Alimentação: além da mistura de sementes, oferecer a ração Canário para canário extrusada, Papa de ovos e Farinhada com insetos.

Filhotes: o casal alimenta os filhotes que saem do ninho parecidos com a fêmea; dos 4 aos 6 meses, os filhotes machos já começam a cantar e, aos 18 meses, começam a adquirir a plumagem de adulto.

Outras informações relevantes:


Água: filtrada, renovada diariamente, em bebedouro limpo.

Banhos: de higiene e de sol, diariamente ou, quando o clima for propício.

Areia: limpa, esterilizada, podendo ser fornecida junto com um complexo mineral. Os pássaros não possuem dentes, uma mistura de grit mineral, areia fina, farinha de concha de ostras, carvão vegetal e sedimento calcário, age como promotor de eficiência alimentar, beneficiando e ajudando-os a digerirem o alimento. Várias misturas estão disponíveis no mercado

Farinhada: encontrada a venda nas Agro-pets, constituem um importante componente no manejo alimentar dos pássaros, pois, possibilitam um melhor equilíbrio da sua dieta, permitindo a inclusão de vários complementos como prebióticos, probióticos, suplementos vitamínicos, aminoácidos etc. É de fundamental importância na alimentação dos filhotes.

Osso Siba: a base de Sépia, um molusco da família da lula, que possui uma concha interna rica em minerais, principalmente o cálcio. O bloco de osso siba deve ser fornecido para pássaros de todos os tipos, o ano todo, principalmente nas épocas de postura e muda das penas. Além de reporem cálcio necessário, os pássaros usam o bloco para afiarem o bico.


▲ Topo