Preparação para Concurso


Preparando Canários para  Concursos.

"A Canaricultura é pródiga em novidades, Neste artigo, no entanto, que se deve tomar na preparação dos canários para concurso.

É lógico e oportuno dizer, que não se obtém pássaros excelentes com quaisquer matrizes. Isso não significa que apenas os reprodutores excelentes dão filhotes excepcionais. Na verdade, além da qualidade dos reprodutores, e principalmente, o que conta é o património genético que eles carregam. Portanto, o primeiro cuidado que se deve Ter é adquirir pássaros de bons criadores, que apresentam um histórico de bons resultados nos concursos, garantia de que a linhagem dos pássaros é boa e consistente.

Também é básico comentar que as instalações do criadouro devem ser adequadas. Deve-ser Ter sempre a preocupação em garantir a higiene necessária, o que não quer dizer no entanto um ambiente de sala cirúrgica, que muitas vezes é até prejudicial. O criadouro deve terboa aeraçăo, iluminação suficiente, temperatura mais ou menos constante, gaiolas confortáveis para os pássaros. A facilidade oferecida ao manejo permitirá manter os canários com boa saúde, o que já é meio caminho andado na preparação para o concurso.

Tomando todos esses cuidados iniciais ŕ criação. Não se esqueça de preparar os reprodutores adequadamente para a temporada de cria! Reprodutores saudáveis apresentam invariavelmente melhores resultados.

O primeiro cuidado que se deve ter, visando o concurso, é no anilhamento dos filhotes. Não se deve deixar para anilhar os rebentos muito tarde, sob o risco de aleijá-los. É um dos fatores mais comuns de desclassificaçăo o aparecimento de canários com dedos quebrados e tortos, que muitas vezes passam desapercebidos até omomento do julgamento. A idade ideal para op anilhamento é por volta dos sete dias, mas pode variar consideravelmente, dependendo do desenvolvimento da ninhada. O importante é observar o tamanho dos filhotes, fazendo um teste se for necessário, para anilhá-los no momento certo. Uma substância oleosa qualquer pode ajudar a colocar o anel, se o filhote estiver muito desenvolvido. Normalmente, dez dias após o nascimento já năo se consegue colocar a anilha. É conveniente também ficar atento para detectar as canárias que rejeitam os filhotes anilhados. Fato muito comum, pode ser contornado em geral através de alguns truques, como por exemplo, a fixação de anéis na borda do ninho, cobrir os anéis com esparadrapo cor da pele ou pintar os anéis com esmalte escuro. Neste último caso, após a separação dos filhotes é bom retirar logo o esmalte, para garantir que não haja um descuido de levá-lo ao concurso com o anel colorido, que provocará sua desclassificaçăo.

A administraçăo da cataxantina é também muito importante. No nosso país os canários devem ser apresentados nas exposições com as penas totalmente carotenadas. Portanto, o mais aconselhável é fazer os pássaros comercataxantina desde o nascimento. Dessa forma, a cor ficará mais facilmente homogénea e não será necessário arrancar as penas grandes na primeira muda, pois os canários só as trocam naturalmente na Segunda. O arrancar de penas é, com certeza, um procedimento agressivo para os pássaros e perigoso, pois pode provocar o surgimento de quistos na plumagem, além de algumas asas quebradas para os criadores menos hábeis. Se não houver opção, o arranque das penas deve ser feito muito cuidadosamente, em pelo menos duas etapas. Considerando que essas penas levam cerca de 35 dias para crescer totalmente, deve-se programar a primeira etapa do arranque para aproximadamente 90 dias do concurso. Após um intervalo de 35 a 40 dias, tira-se o restante das penas. Cabe ainda observar que a quantidade de cataxantina a ser administrada deve ser calculada verificando-se a cor das fezes dos pássaros e somente quando elas estão vermelhas, tem-se a certeza de que a quantidade está correta. Não é necessário servir a cataxantina todos os dias. Há vários anos só sirvo em dias alternados com resultados perfeitos.

O banho é o maior aliado do criador na preparação dos pássaros para concurso. Além de manter os pássarossaudáveis, traz inúmeros benefícios para a plumagem (exceto para os canários frisados). Se possível, deve-se dar banho aos canários diariamente. E m último caso, pelo menos faça-o uma vez por semana. O banho deve ser natural permitindo-se que os canários usem por si só as banheiras. A pulverização de água, por exemplo com uma mangueira de jardim ou um pulverizador de plantas, não permite que o pássaro se prepare para o banho. Se ele resolver usar a banheira naturalmente, observe que fará uma preparação, espalhando pela plumagem uma secreção produzida nas glândulas do uropígio, que é o que os pássaros fazem na natureza. Se houver um acúmulo de sujeira, pode-se lavar as penas da cauda e das asas com uma escovinha macia e sabão neutro, tipo sabão de coco. Isso deve ser feito com muito cuidado para não arrancar as penas, de preferência com água corrente.

A alimentação servida aos pássaros deve ser bem equilibrada e conter sementes oleosas, como a linhaça em quantidade adequada, o que também favorece uma boa plumagem. Na farinhada pode-se colocar um pouco de óleo de girassol, se for necessário. Na proporção de cinco gotas para cada ovo cosido utilizado.

Logo após a separação dos filhotes , é conveniente observar aqueles da linha clara que tenham também manchas melânicas. Em geral é possível eliminar essas manchas pelo simples arrancar das penas, ainda que ŕs vezes seja preciso fazę-lo mais de uma vez. O que o criador não deve esquecer é de avisar ao eventual comprador sobre o defeito do pássaro!

Os filhotes devem ser mantidos em quantidades compatíveis com o tamanho das gaiolas ou voadeiras utilizadas. O excesso de indivíduos é prejudicial, pois a disputa pelo espaço e pela comida normalmente provaca brigas, o que muitas vezes traz danos irremediáveis á plumagem.

Deve-se ter ainda especial atenção com a limpeza dos pés. Produtos como uma soluçăo de glicerina fenicada a 3% permitem manter os pés livres das indesejáveis escamas.
As unhas e o bico podem e devem ser aparados, desde que o criador faça-o cuidadosamente, preocupando-se em mantę-los com a aparência natural, Pode-se usar um cortados de unhas para apará-los, fazendo-o no caso das unhas no mesmo sentido da sua curva. Os bicos podem ser também acertados com uma lixa fina que muitas vezes funciona até para retirar pequenas manchas.

Os canários vermelhos e os que precisam mostrar as melaninas marrons oxidadas, como os feos e os pastéis canelas, năo podem ser expostos constantemente ao sol. De preferęncia devem ser conservados na parte mais escura do criadouro. Com apenas breves exposições ŕ luz solar direta.

Por fim, ao transportar os canários para exposição o criador deve tero cuidado de fazę-lo em gaiolas ou transportes bem limpos, em quantidades compatíveis com o espaço. Muitos canários de estragam nesse mínimo tempo.

Seguindo esses pequenos conselhos, você já poderá apresentar seus pássaros em bom estado. Mas não se iluda, na canaricultura há sempre o que aprender!. "


Fonte: Arnaldo Silva Araújo
▲ Topo